terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O ARAUTO DE ITAMBÉ

  1. Unir o passado ao presente rumo ao futuro glorioso de Itambé é o objetivo dessa revista itambéense nascida em 2007 por ocasião do 80º Aniversário da Emancipação Política desse Município da região Sudoeste da Bahia.
  2. Nesses dias em que a Igreja Católica e até países como os Estados Unidos vêm buscando na tradição o rumo mais certo para guiar os povos na arte, na cultura e nos costumes, é natural que tudo de bom e autêntico nascido nesse novo milênio tenha o signo restaurador da civilização cristã.
  3. País da esperança nesse milênio, o Brasil tem sido o berço esplêndido e maravilhoso para tantos povos que lhe batem as portas para conhecer a riqueza da sua cultura,  da sua arte, dos seus costumes nascidos da  mistura dos povos de origem asiática e européia , especialmente do português, do índio, do negro. Tudo isto somado à beleza dos seus recursos naturais e à herança valiosa que recebeu da civilização cristã tem sido a grande atração turística que ele vem despertando em nossos dias.
  4. Nascido no século XIX por ocasião da abertura da estrada que ligou Vitória da Conquista a Itabuna realizada pela Coroa Portuguesa, o município de Itambé não foi beneficiado tanto quanto várias regiões da Bahia e do Brasil com a cultura rica que as identifica, mas não deixou de sentir, também, sua ação e influência benfazeja. Dela ainda guarda seus vestígios que, se não forem resgatados e preservados, serão destruídos até os seus fundamentos.
  5. Imbuída que a civilização cristã não está para ser inventada, mas que já existe ainda entre nós e só precisa ser restaurada, a revista “O ARAUTO DE ITAMBÉ” vem procurando resgatar as memórias locais extraídas dos costumes, tradições e história do município a fim de construir sua identidade cultural e contribuir para o seu o seu florescimento nesse milênio.
  6. Com uma diagramação  atraente e recheada de bastantes ilustrações em todas as suas 70 páginas, “O ARAUTO DE ITAMBÉ” costuma trazer, também, em todos os seus números uma secção do passado monárquico do país extraída da magistral obra de Leopoldo Bibiano Xavier “Revivendo o Brasil Império” publicada por ocasião do Plebiscito de 1963. Nela o autor procura mostrar a vida e a obra do grande Imperador do Brasil D. Pedro II destronado em  1889 por um golpe militar de cunho republicano.
  7. Circulando semestralmente e com uma tiragem de 400 exemplares o 9º número de “O ARAUTO DE ITAMBÉ” já está no prelo e deverá circular a partir de janeiro de 2012 com pesquisas inéditas e notícias bem atraentes do município, da Bahia e do Brasil e do mundo.
  8. Pretendemos anunciar as lides e o resumo dos principais assuntos da revista antes, durante e após sua edição  nesse blogger das pesquisas, das crônicas, das notícias, etc  extraídas dos seus números já publicados. O assunto dirá, certamente, o que somos nós como forma e conteúdo para realizar os objetivos propostos e receber do leitor a colaboração, a crítica e a sugestão.
  9. Atenciosamente  

  10.   Professor Carlos Leonor Ribeiro de Brito 
  11. Redator e Editor
  12.  
    Abaixo o Professor Carlos Leonor Ribeiro de Brito entre as suas filhas Maria Carolina e Ianua Coeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário