sábado, 14 de janeiro de 2012

AS MEMÓRIAS COLETIVAS DE ITAMBÉ

                      "O ARAUTO' traz nessa edição pesquisas inéditas de algumas memórias coletivas de Itambé. Além de um grande número de curiosidades sobre o assunto na sua coluna tradicional "Você Sabia", o leitor irá conhecer aspectos importantes das Romarias de Bom Jesus da Lapa, os primeiros Cartórios do município e os Sabores da cozinha antiga em Itambé.
                      Nesses dias em que o modernismo sem eira nem beira vem procurando extinguir como um rolo compressor tantas manifestações culturais do passado sob a alegação de que elas atrapalham o progresso no país, é digno de nota relembrar, nesse sentido, o que aconteceu em Salvador no século passado.
                     Para a construção dos trilhos dos bondes na Primeira capital brasileira, foi demolida a Catedral Basílica, o único exemplar da arquiteutra mourisca barroca do Brasil. Atualmente os bondes ficaram obsoletos e os baianos ficaram sem Catedral.
                    Monumentos, usos e costumes da Região Sudoeste poderão ser extintos da mesma maneira se não houver instituições, como "O Arauto", que se tem  preocupado tanto com a preservação das memórias de Itambé. 

                  
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário