segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A EDUCAÇÃO NO PASSADO EM ITAMBÉ

              
        Latu sensu, a educação em Itambé começou com as Missões Católicas dos frades Capuchinhos no fim do século XIX na Colônia de Santo Antônio da Cruz, o  atual Cachimbo. Nessas Missões, além da catequese da doutrina cristã, esses religiosos ensinavam, também, os primeiros rudimentos da língua portuguesa para os índios e colonos.
         Posteriormente com a chegada dos cearenses e a fundação  da Vila do Verruga, algumas pessoas mais letradas ensinaram em caráter privado em casa  dos grandes fazendeiros e coronéis para os seus filhos.
        As primeiras escolas só chegam mesmo com a emancipação política da Vila do Verruga. A partir desse época,  surge um Ateneu e, logo após, a primeira escola pública em Itambé fundada pela Primeira Dama Da. Brites Ventura.
     Mas, o acontecimento mais importante da educação no município esteve reservado para os Padres Vocacionistas  trazidos pelo Gerente do Banco Brasil, Sr. Gilberto Viana, que construiu em Itambé um dos maiores e mais afamados colégios da região no início da década de 50.

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário