quarta-feira, 21 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DO BANCO DO BRASIL PARA ITAMBÉ


      
    Quase tão antiga quanto a emancipação política, a chegada da agência do Branco do Brasil em Itambé data de 1947 e se deveu ao empenho do Prefeito Dr. Aparício Couto Moreira.
A vinda desse banco para Itambé diminuiu a agiotagem e contribuiu eficazmente para o desenvolvimento do município. Depois do Banco do Brasil,  chegaram à cidade também as agências dos Bancos da Bahia, Econômico, Itaú. Mas, sem dúvida, o banco que mais deitou raízes no município foi  o do Brasil. Ele foi uma das bases da consolidação da sua emancipação política.
A primeira agência do maior banco brasileiro em Itambé estava situada na Praça da Bandeira, onde se encontra, hoje, a Cesta do Povo e teve como Gerente o Sr. Henrique Durans. Transferida para a Rua Barão do Rio Branco, a nova agência foi projetada pelo arquiteto Moysés J. Hilal e construída pelo Engenheiro Henrique Fonseca de acordo com o padrão mais moderno e funcional da arquitetura da época na década de 80.
Esta agência tem trazido para o município o fomento às atividades econômicas e ao crédito. Ademais vem contribuindo com a chegada de várias pessoas de fora para a formação da grande família de Itambé. Prefeitos como o Dr. Dirceu Carneiro, Adalberto Macedo e os Vereadores José Cândido Araújo Rocha e Paulo Notz Maia têm saído do seu quadro funcional. Ademais mantém um clube, a AABB, que vem sociabilizando o povo da cidade.
Mas o mais importante foi, sem dúvida, o Gerente Gilberto Viana, o fundador do Ginásio que guarda, até hoje,  o seu nome. Ele foi o  instrumento providencial  para a vinda dos Padres Vocacionistas à Itambé em 1954.
Atualmente, a agência está sob a gestão do Sr. Dinarte Alves recentemente chegado à cidade, mas já integrado à sociedade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário