sábado, 11 de agosto de 2012

PARABÉNS ITAMBÉ PELOS SEUS 85 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


             













          O município de Itambé faz 85 nessa data. É mais uma etapa da sua vida ainda criança se comparada a tantas cidades da Bahia, do Brasil e do mundo inteiro. 
          Mas é também algo para dizer que já viveu um pouco para contar uma história para os seus filhos. Não é uma história de 3 mil anos de Roma, nem de 463 anos de Salvador, cidades anciãs que viram "outros ventos e outras tempestades" na bela expressão do poeta latino.
      Fundada por Manuel Balbino da Paixão e Manuel Raimundo da Fonseca numa circunstância em que a Região Sudoeste se abria para o litoral com a construção da estrada que ligou a Vila Imperial de Nossa Senhora das Vitórias (Conquista) para a Vila das Tabocas (Itabuna), cresceu e desenvolveu  como toda a criança.
        Não é mais a região  habitada pelos pataxós e camacans, evangelizada pelos Padres Capuchinhos, fundada pelos cearenses e  povoada por forasteiros e fazendeiros. Seus próceres lutaram para a sua emancipação política de Vitória da Conquista em 1927 e obtiveram do Governador do Estado Dr. Góes Calmon essa primeira vitória.

            Itambé, tens ainda muito para caminhar na história e ser realmente um grande centro religioso, político, cultural e econômico. Entretanto, o período dos 85 anos vividos como município já não é mais o começo de sua existência, mas  uma etapa percorrida considerável para ser uma grande urbe do Estado da Bahia e do Brasil.

            Com todo o amor pelo seu povo, "O Arauto" deseja-lhe  felicidade e muitos anos de vida.
                 















2 comentários:

  1. Professor, só agora, por indicação de meu amigo Manoel Dias tomo conhecimento deste blog. Escrevo para parabenizá-lo pelo bom gosto e cuidado com que o senhor trata a cultura itambeense levando informação para todos. Mais uma vez parabéns e vida longa ao Arauto de Itambé!

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, Um abraço!

    Agradeço-lhe as felicitações e pela sua inclusão na relação dos meus seguidores. Carlos Leonor

    ResponderExcluir