domingo, 3 de novembro de 2013

FINADOS UMA TRADIÇÃO TÃO ANTIGA EM ITAMBÉ QUANTO SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA



O res                     


 

    

              


              



             


 


              O respeito e  veneração pelo defunto, desde os seus primórdios, constituíram sentimentos que nunca foram apagados em toda a humanidade. Tão antiga quanto a emancipação do município em 1927, o Finados é uma tradição cristã que sempre marcou o povo de Itambé.

               Dia reservado por toda a família para rezar e ou levar flores e velas a fim de depositar nos sepulcros dos seus entes queridos, essa data cristã em Itambé consiste propriamente na Missa de Réquiem celebrada na Igreja  Matriz às 19:30 horas pelo seu Pároco Revmo. Sr. Pe. Juraci Marden Mendes Pires para os  fiéis defuntos,

              Nesse dia, marcado por um silêncio, tristeza e nostalgia, a cidade fica cheia de gente que acorre de todos os cantos com ramos de flores e velas à mão. Antecipadamente, a Administração local costuma limpar o cemitério para a visitação publica. Durante todo o dia à beira do cemitério acorrem vendedores de  flores.

  
          Até às 18:00 horas o cemitério fica cheio de gente. Cada pessoa reza ao seu modo o terço ou outra oração cantando, às vezes, músicas religiosas antigas ou de um passado mais recente. Outras aproveitam a oportunidade para limpar o mausoléu do mato que o tempo depositou e ou plantar alguma coisa ao seu redor. Nem mesmo a chuva persistente desse dia, mudou esse costume tradicional do povo de Itambé.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário