segunda-feira, 30 de junho de 2014

O SÃO JOÃO-2014 EM ITAMBÉ FOI BOM DEMAIS































           Não há tradição nordestina tão arraigada no seu povo quanto as Festas Juninas. Delas o São João é, sem dúvida, a mais comemorada em todas as cidades dessa região brasileira.
Em Itambé ela não é diferente. Tanto nas escolas quanto nas ruas e praças da cidade se viam fogueiras, bandeirolas e som tocando música o tempo todo no seu último São João. 
Nesse ano, a data ganhou uma animação  e uma cor especiais por causa da Copa do Mundo. O Projeto Pisa na Fulô e a eleição da Rainha mais bela de Itambé foi outra novidade. Esquecer, porém,  o Batista, o arauto de Cristo, foi impossível na alma nacional.
O São João foi uma festa que atraiu pessoas da zona rural, da região Sudoeste e do Brasil  para curtir esses dias de junho com os amigos e  rever as famílias que a diáspora dos tempos modernos levou para longe.

O licor, a canjica, o quentão, a pamonha, o milho, o biscoito e o bolo jamais faltaram em toda a mesa para acolher os amigos e  comemorar a festa que a tradição cristã consagrou tão bem em cantigas populares quanto esta: 

   Pula fogueira Ioiô! Pula fogueira Iaiá

   Cuidado para não se queimar...

   Olha que a fogueira

   Já queimou o meu amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário