sábado, 14 de junho de 2014

SANTO ANTONIO UMA TRADIÇÃO BRILHANTE EM ITAMBÉ

            



    































         Engana-se quem imagina que as Festas Juninas em Itambé consistem somente no São João.  É preciso conhecer as festas de São Pedro e Santo Antonio realizadas todo o ano no Centro e no bairro José Gusmão de Brito para tirar essa impressão.
       Uma das maiores tradições populares do Brasil, a festa de Santo Antonio é comemorada todas as terça-feiras do ano nas Igrejas e Capelas  dedicadas a São Francisco e a esse santo em quase todas as grandes cidades  e Capitais do Brasil e do mundo.
       Nesse ano, essa tradição junina foi comemorada com brilho e devoção na nossa cidade. Além da Missa campal celebrada pelo Pároco Revmo. Pe. Juraci Marden Mendes Pires com um público numeroso de fiéis e de casais de namorados, o evento religioso consistiu, também,  da distribuição do pão bento para todos os presentes, fogueira, rojões e uma Quadrilha animada de jovens.
       Na homília, falou o Pároco da vida, santidade e obra desse grande taumaturgo  da Igreja Católica que preferiu a vida religiosa à grandeza que lhe estava reservada nesse mundo  por ser filho de uma das famílias mais nobres de Portugal. Após o ato litúrgico foi rezada sua Ladainha.
       Tão célebre quanto antiga, o  Responsório de Santo Antonio é uma oração importante que os seus devotos costumam rezar para lhe pedir graças ordinárias e extraordinárias. Eis um dos seus estrofes:
 Se milagres desejais,
Recorrei a Santo Antônio;
Vereis fugir o demônio
E as tentações infernais.
Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário