quarta-feira, 29 de junho de 2022

SÃO JOÃO ANIMADO EM ITAMBÉ DEPOIS DA PANDEMIA

       Não há festa tão tradicional e animada em Itambé do que o São João.  Para ela se voltaram no passado e no presente o Poder Público e a Igreja para  aplaudir nas comunidades e na sociedade em geral. A Pandemia inibiu sua animação durante dois anos. Mas dessa feita, ela voltou com toda a garra e animação na Praça da Matriz e na Praça Osório Ferraz, ambas animadas com muita música ao vivo. 

      Além do meio-fio de todas as suas ruas e praças pintadas  e enfeitadas de bandeirolas, em todo o canto se ouviam as músicas antigas e modernas que tanto animaram as festas juninas na cidade. 

            Tradicionalmente, a Praça San Filli era o centro da Festa maior, onde, geralmente, o forró e o baião eram tocados e dançados do palco por bandas de fama regional. Dessa feita, porém, a culminância do São João foi realizado na Praça Osório Ferraz, onde ficam as sedes do Executivo e do Legislativo do Município. A tradicional  eleição das rainhas das escolas e da Secretaria da Ação Social  foi outro motivo de animação da festa em Itambé.

            O comércio fraco e parado, foi aquecido,  de repente, pela economia formal e informal. Barracas de fogos, comidas, licores, doces e artesanato invadiram a Praça e as ruas principais da cidade.

           A maior novidade dessa feita foi o bonito Arraiá da Praça da Matriz realizado no dia 24 de junho com a participação de um grande número de crianças, jovens e adultos. Não faltou nada para o seu brilho e animação. Além de uma Igrejinha barroca lembrando a festa do interior do Brasil do século XIX, houve uma bonita  Quadrilha de Jovens, muita música tradicional, barracas de salgados, doces, quentão, pipoca e brincadeiras tradicionais como a corrida do saco, o jogo de argolinhas nas garrafas, etc. Nem a presença do sacerdote vestido de batina para a manutenção da ordem e do respeito faltou. 



























            

Nenhum comentário:

Postar um comentário