domingo, 9 de abril de 2023

SEMANA SANTA EM ITAMBÉ UM EVENTO MARCANTE NA CIDADE


         Ó Vós todos que passais pelo caminho, parai e vede se há dor semelhante à minha... Povo meu que te fiz eu, no que te contristei, responde....


    

              Além das Missas e Cerimônias próprias deste Tempo Litúrgico, foram frequentes as Vias Sacras nas ruas, as Confissões dos fiéis na Igreja com o Pároco Principal Pe. Wesdras dos Santos e os seus auxiliares Pe. Antônio Miranda e o Pe. Juraci Marden Mendes Pires. 

            Foi bem concorrida de féis a Procissão tradicional do Encontro de Jesus Chagado com a sua Mãe Maria Santíssima quando o andor das Mulheres  saindo da Capela de Nossa Senhora das Graças com a Mãe Dolorosa se encontra na Matriz com o andor de Cristo Flagelado carregado pelos homens saído do Abrigo de São José e conduzido pelo Pe. Antônio Miranda.

               A Quinta-Feira Santa foi concelebrada na Igreja Matriz pelos Pe. Wesdras dos Santos e o Pe. Juracy Marden Mendes Pires. Além do Lava-Pés houve a Transladação do Santíssimo Sacramento da Matriz para um altar especial  armado no Salão Paroquial seguida da Adoração dos fiéis a noite toda até o meio-dia da Sexta-Feira.

              Na manhã da Sexta-Feira, às 5:00 horas, houve uma Caminhada da Porta Santa à Igreja Matriz com paradas no percurso para o Pároco comentar as 7 Dores de Maria  Santíssima.

           A cerimônia solene da Sexta Feita concelebrada pelo Pe. Wesdras dos Santos e o Pe. Juraci Marden Mendes Pires começou tradicionalmente  às 15:00 horas e constou essencialmente do Ósculo da Cruz e da distribuição da Eucaristia dos fiéis. 

               A Vigília Pascal acontecida no Sábado Santo às 20:00 horas foi a cerimônia litúrgica mais longa e realizada, inicialmente, no patio da Igreja e às escuras. Portando velas acesas, os fiéis entraram no templo seguidos dos sacerdotes Pe. Wesdras e o Pe. Juraci pela nave até o presbitério, onde logo após, depois de aceso o Círio Pascal, acenderam-se todas luzes da igreja. 

                    Nesta hora, foram descobertas todas as imagens e posta a toalha da mesa do altar. Começou, então, a concelebração da Missa com a Promessa do Batismo com a Bênção da Água. A Leitura do Evangelho foi feita pelo Pe. Juraci e a Homília pelo Pároco Pe. Wesdras dos Santos. Comentou com propriedade e eloquência a fidelidade das Santas Mulheres na Ressurreição de Cristo e a sua importância em nossos dias com a sua participação perseverante e efetiva às Missas e ao Apostolado da Igreja em todo o mundo. 

                A cerimônia da Vigília Pascal culminou com a Exposição do Santíssimo Sacramento e sua passagem pelas naves centrais e laterais do templo.  

             




























Nenhum comentário:

Postar um comentário