quinta-feira, 31 de agosto de 2023

REVIVER AS PARADAS CÍVICAS DE ITAMBÉ É PARTICIPAR DA SEMANA DA PÁTRIA EM 2023

 Das festas cívicas de Itambé, o Sete de Setembro foi, sem dúvida, a mais importante. A partir  da sua Emancipação Política, esta data sempre foi comemorada com garbo, brilho e entusiasmo e alegria. Relembrar, pois, algumas festas bonitas pro memoria   realizadas  do passado em todo o  município é entrar no clima radiante  e glorioso da Semana da Pátria em 2023 como é de praxe e tradição comemorar, em geral,  em todo o Brasil.

Pulsar o coração diante de um acontecimento que moveu não só D. Pedro, mas todos os brasileiros é natural para quem ama a independência da sua Pátria em todos os tempos e lugares. Foi o caso do Brasil em relação a Portugal, nossa mãe  admirável na Fé, na cultura, nos costumes e na língua.

Nesta data,  Itambé não existia como município, mas como uma terra ainda inexplorada pelos colonizadores e só lembrada pela Igreja Católica que enviou para suas terras os abnegados filhos de São Francisco a fim de  dilatar a Fé e o Império.  Só mais tarde São Justino Russollilo mandou os seus filhos para completar a Evangelização e difundir a cultura e a educação tão bem expressa na divisa do seu brasão de armas: Dulce et decora Deo Patriae servire (É doce e decoroso servir  a Deus e à Pátria). 































Nenhum comentário:

Postar um comentário