quinta-feira, 28 de setembro de 2023

DE CORONEL E RÁBULA AOS ADVOGADOS E JUÍZES DE ITAMBÉ


    Criada em 21 de setembro de 1943, quando teve o seu primeiro juiz, o Dr. Fernando da Costa Tourinho, a Comarca de Itambé só veio a ter sua sede própria em 1982  construída na gestão do Prefeito Humberto Lopes. Até a essa data, sempre funcionou no prédio da Prefeitura Municipal.

     De início a justiça na Vila de Itambé,          quando não era exercida pelos Coronéis e       fazendeiros poderosos, era intermediada pelo       Rábula Artério Araújo, grande conhecedor de    leis. Os primeiros advogados da Vila de Itambé   o Dr. Wally, o  Dr. Manuel e o Dr.           Mascarenhas.

  Nessa época era comum sair da cidade uma     comitiva montada a cavalo composta do Padre   Orlando, do Sacristão, do Juiz Dr. Mármore     Neto e do Titular do Cartório Sr. José Gusmão   de Brito (Zeca Brito)  para as fazendas do município a   fim  de registrar, batizar e casar as pessoas que   não podiam vir à cidade. 

   No Fórum, funcionou até o fim da década 40   uma escola particular com internato. Foi,       também, residência do Sr. Viô Correia e depois    do Dr. Aparício do Couto Moreira, médico e ex-prefeito do município. Posteriormente, veio a servir para o funcionamento dos escritórios de “A GAROTA”, a fábrica de Manteiga local. 

Nessa época, costumavam o juiz e o promotor morar na cidade, além de ensinar no Ginásio Gilberto Viana. Lecionaram neste ginásio, o Juiz Dr. João Moura da Costa, o Promotor Dr. Herdival Tourinho e os advogados Dr. Carlos Alberto Reis e o Dr. Heitor Dourado.

O itambéense sempre teve um grande respeito e admiração pela autoridade judiciária. Ela determinou profundamente no passado os costumes e ainda continua a exercer  grande influência no comportamento social da população em nossos dias.

Em toda época, os júris em Itambé sempre foram uma atração popular. A cidade guarda com admiração os júris, cujos réus foram defendidos pelos advogados, Dr. Raimundo Bahia da Nova e o Dr. Carlos Pedreira Lapa, criminalistas brilhantes. 

Foi Promotor Público do município o Dr. Aécio Dálcum Teixeira do Amaral, filho de Itambé. 








 


Nenhum comentário:

Postar um comentário