quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

A TRADIÇÃO DOS PRESÉPIOS EM ITAMBÉ

 

        Não há tradição natalina tão representativa e autêntica do nascimento de Jesus Cristo  quanto o Presépio.

           Nascido na Idade Média com “il Poverello di Assis”, São Francisco, a inovação do grande santo ganhou no seio da Igreja uma tal repercussão na Cristandade, que a sua popularidade contribuiu bastante para a maior devoção desta festa a partir desta data.

            Os presépios da cidade de Itambé estão longe dos que são armados no Ocidente, no Brasil e na Bahia, mas são reflexos autênticos dessa tradição deixada na Cristandade.

            O Prof. Carlos Leonor Ribeiro de Brito costuma dar uma Cesta de Natal para uma família geralmente pobre, que mantem esta tradição na cidade e publicar na edição da sua revista com muito destaque.

           Há várias famílias na cidade e nos distritos que costumam armá-lo nas suas residências.  Da mesma forma, era um costume tradicional os Prefeitos armarem-no, também,  nas principais praças do centro da cidade todos os anos.

       O mais célebre Presépio da cidade é armado polo Sr. Gilberto na rua São Salvador. Ocupa ele quase toda sua casa. Mas há, também, outras pessoas que jamais esquecem de manter esta tradição, como o Prof. Cristiano Gusmão, o Sr. Gabriel Labouré, o Prof. Carlos Leonor Ribeiro de Brito, o Sr. Paulo Notz Maia e um grande número de famílias da cidade das quais Dona Lió e Dona Neiva Gusmão já se encontram na Eternidade. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário