segunda-feira, 1 de abril de 2024

A SEMANA SANTA EM ITAMBÉ ATUALMENTE

           A Semana Santa no presente em Itambé foi, realmente, um acontecimento religioso importante e brlhante que movimentou toda a comunidade católica. As procissões estevam sempre  cheias de fiéis para prestar este culto ao Redentor da humanidade. Mas onde mesmo, ela   se apresentou mais atraente, piedosa e bela foi nas cerimônias litúrgicas realizadas unicamente pelo Pároco Principal Pe. Wesdras dos Santos. Vejamos passo a passo como procedeu ela.

            A Procissão de Ramos abriu, certamente, a Semana Maior dos católicos em Itambé pela manhã. Após a Bênção dos Ramos pelo Pároco local e a troca das rosas pelos fiéis, a Procissão  partiu cantando, rezando e acenando os ramos em direção á Matriz de São Sebastião, onde, em seguida, foi realizada a celebração da Santa Missa. Acompanhada de um carro de som tocando músicas religiosas variadas e emitindo mensagens respondidas pelos fiéis, o cortejo só parou na entrada principal do templo. 

             Depois da Leitura intercalada do Evangelho, a cerimônia litúrgica transcorreu naturalmente até chegar à  homília do sacerdote que foi curta e se restringiu a um comentário e significado desta bela passagem evangélica de Nosso Senhor Jesus antes dos seus padecimentos e morte na Cruz. 

         Na terça-feira, pela manhã, o centro da cidade esteve bastante movimentado e festivo com a tradicional Via Sacra realizada em vários pontos da cidade e acompanhada e comentada pelo Pe. Antônio Miranda. O seu cortejo foi abrilhantado pelo Grupo de Jovens encenando a Paixão de Cristo por onde passava. 

           Na Quarta-Feira foi realizada o tradicional Encontro na Igreja Matriz da Mãe Dolorosa com Jesus escarnecido e maltratado levando a Cruz às costas de caminho ao Calvário. Enquanto a Procissão dos homens partiu da Capela de Nossa Senhora das Graças, a das mulheres partiu da Capela de São José Operário.

              A Quinta-Feira Santa dedicada à Instituição da Eucaristia  foi realizada na Igreja Matriz pelo Pároco local Pe. Wesdras dos Santos. Na homília tratou o sacerdote a importância da Memória e da Partilha na na história da Igreja e conclamou os fiéis o respeito, a amizade e a paz durante o todo Ano Político. Participaram do Lava-Pés 12 pessoas da comunidade local desde criança, senhoras e o editor da revista O Arauto d Itambé o Prof. Carlos Leonor Ribeiro de Brito, ao Prefeito José Cândido da Rocha e os ex-Candidatos da Eleição passada Dona Cleia Malta e o Dr. Ageu Pimentel.

            A Sexta-Feira Santa começou às 15:00 horas e só terminou às 17:00 horas. Além do tradicional ato de humildade do sacerdote pela nave central e da Adoração e do Ósculo da Santa Cruz pelos fiéis, não houve Missa e  somente o desnudamento da toalha do Altar e a distribuição da Eucaristia para os fiéis.

             O ponto alto de toda a Semana Santa em Itambé foi, certamente, a Vigília Pascal realizada Na Matriz às 20:00 horas não só pela participação de toda comunidade quanto, sobretudo, pela unção e beleza da Liturgia. Reunidos no pátio da Matriz, o Pároco e toda a comunidade, compunham o ambiente santo desta noite sagrada considerada a justo título a mais importante do Tempo Litúrgico da Igreja. Tudo estava escuro e só se via uma fogueira em torno da qual os fiéis com velas acesas e e Pároco com o Círio Pascal para lembrar Cristo, a Luz do Mundo. Assim que o cortejo entrou no templo em meio a escuridão total, as luzes foram acesas e o ritual da Missa começou. Neste ocasião, participaram, também, quase  quarenta adultos, homens e mulheres, que iam se batizar. A homília do Pároco constou de um comentário eloquente das leituras da Bíblia e, sobretudo, do Evangelho do Dia.

         A Cerimônia do Domingo começou às 18:00 horas e fechou a Semana Santa em Itambé. Dela tratando o celebrante da passagem do Evangelho da ressurreição de Cristo e a visita dos Apóstolos e das Santas Mulheres ao Túmulo do Senhor, comentou com eloquência e sabedoria a pressa do Amor de Deus do Apóstolo São João Evangelista e de Santa Maria Madalena. 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário