segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

FESTA DE SEBASTIÃO EM ITAMBÉ BRILHA EM BELEZA, FÉ E DEVOÇÃO








Com grande fé, devoção e beleza a festa de São Sebastião culminou em Itambé no dia 20 de janeiro.  Foi uma das mais brilhantes festividades  já realizada na história religiosa da Paróquia. Ela edificou a comunidade pela  devoção e Fé ardentes dos fiéis.
 
O Novenário foi encerrado com a presença do Arcebispo de Vitória da Conquista Dom Luiz Gonzaga  da Silva Pepeo.
Além de realçar as virtudes heróicas do grande Mártir e Padroeiro de Itambé,
falou o Arcebispo  do Ano da Fé, quando a Igreja comemora em todo o orbe os 50 anos do Concílio Vaticano II e da Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro em julho com a presença de S.S. o Papa Bento XVI vindo especialmente de Roma para o Brasil com essa finalidade.


    Encerrada no dia 20, a Festa de São Sebastião foi precedida da tradicional alvorada, quando um carro de som percorreu as principais ruas e praças da cidade, a  partir  das  6:00 horas,  tocando músicas religiosas, o Hino do Padroeiro e soltando rojões.
 
 Às 9:00 horas foi realizada na Igreja Matriz a Missa solene celebrada pelo Revmo. Sr. Pe. Juraci Marden Mendes Pires e acolitada pelo Diàcono Cláudio Sá Ribeiro vindo especialmente de Riachão do Jacuípe para as festividades.

A festa foi encerrada com a Procissão do vistoso andor do Padroeiro e a presença das 50 Comunidades com os seus belos estardartes de seda dos seus Patronos, além de carros alegóricos e de  fiéis portando faixas, cartazes e luminárias.

Mesmo surpreendida com uma forte chuva, a festa continuou brilhante e cheia de fé. O andor principal do Padroeiro não deixou de realizar  o seu trajeto tradicional pelas principais ruas e praças da  cidade cantando e rezando o tempo todo.

Enquanto o Pároco conduzia a multidão, os  fiéis louvavam o Padroeiro com cânticos e vivas. O percurso só terminou no interior do templo, quando o Pároco o Revmo. Sr.  Pe. Juraci Marden Mendes Pires deu a Bênção final do Santíssimo Sacramento aos fiéis.

        
         Pro memoria, eis alguns flagrantes interessantes da festa: 

 
       .
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário