terça-feira, 25 de maio de 2021

O PAÇO MUNICIPAL DE ITAMBÉ

 

Originariamente, a sede da Prefeitura de Itambé funcionou na casa de Mena Brito, onde estava instalada a Casa do Estudante, e depois no Sobradinho do Sr. Paulo Fonseca.

 Foi neste local que o Intendente, Ascendino Correia de Mello, assumiu, por tempo provisório em 12 de agosto de 1927, a missão de primeiro alcaide do município e a transferiu para o Sr.  Higino Corrêa de Mello em 1º de janeiro de 1928. quando houve propriamente a festa da Emancipação Política do Município.

No  “salão nobre” dessa casa,   Hygino dos Santos Mello foi diplomado Intendente pelo Presidente do Conselho Sr. Floriano Ferraz dos Santos Silva.

Do gabinete desse Paço Municipal foi lavrado o primeiro ofício do Sr. Hygino dos Santos Mello ao Governador Dr. Francisco Marques de Góis  Calmon relatando as ocorrências da festa da Emancipação de Itambé.

Posteriormente, a sede do Executivo Municipal foi transferida para a Rua Higino Santos Mello, onde se encontra, atualmente, o Centro de Fisioterapia.

No inicio da década de 60, o Dr. Jorge Heine, então Prefeito, transferiu-o para a Praça Osório Ferraz construindo, definitivamente, o atual prédio do Executivo Municipal.  A escolha do local despertou uma polêmica por parte da oposição noticiada em ‘A VOZ DO POVO”,  o primeiro jornal de Itambé. Mas prevaleceu a opinião do Prefeito e a voz do povo.

A obra foi um grande acontecimento político e cultural, porque Itambé ganhava uma construção moderna e o Poder Executivo uma sede definitiva e confortável.

Em 1998, o Presidente da Câmara, Sr. José Cândido Rocha restaurou e informatizou a Câmara. E tempo depois, o Prefeito Ivan Fernandes reformou o prédio da Prefeitura, completamente, como se encontra até hoje.

Voltando as suas origens, o prédio foi, a partir desta data, chamado de Paço Municipal, conforme se pode ver pelos ofícios escritos e assinados pelo próprio Higino Santos de Mello às maiores autoridades do Estado.














Nenhum comentário:

Postar um comentário