sexta-feira, 18 de agosto de 2023

A PRAÇA DA BANDEIRA DE ITAMBÉ NO PASSADO


    Até 1960, a Praça da Bandeira era o local mais importante de Itambé. Tudo de mais importante girava em torno desta praça. O jardim com as palmeiras imperiais cercado de várias árvores frondosas que davam sombra abundante para os seus habituées. O Casarão do Coronel Osório Gusmão junto ao qual se encontrava um  pequeno curral que fornecia o leite  para a comunidade.

      Além do Forum e das residências construídas em estilo arquitetônico tradicional dos médicos e prefeitos Dr. Auterives Maciel e do Dr Jorge Heine,   dos sobrados do Sr. Júlio Amorim e do Sr. Cloves,  havia o bonito Solar do Sr. João Rucas e os Escritórios da Garota.

      Nesta praça, havia o Mercado Municipal com várias barracas internas de Biscoito, frutas, farinha, milho, feijão, etc. em pleno funcionamento durante o dia, um Posto de Gasolina um cinema, uma Padaria e uma Bombonière do Sr. Flávio Simões.

         Às tarde e às noites, as famílias e os jovens costumavam passear com as noivas e as namoradas no jardim, tomar sorvete e assistir a algum filme. Durante a semana, a frequência de  gente não era tão grande quanto nos sábados por causa da feira livre realizada  na rua Capitão Clemente além do domingo por ser um dia especial voltado para o lazer e a diversão. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário