quarta-feira, 23 de agosto de 2023

AS PARADAS CÍVICAS DO DIA DE 7 DE SETEMBRO EM ITAMBÉ NO PASSADO












        As paradas cívicas na cidade de Itambé só começaram a partir das primeiras Administrações, quando o Município havia consolidado sua Emancipação Política.

   Assim que os Liceus Particulares foram dando lugar às  escolas públicas, elas foram despertando pela são patriotismo da independência que foi surgindo no país. Eram manifestações simples,  mas carregadas de emulação por  ver o Brasil livre de Portugal e já um a nação republicana.

     Com a edificação do Ginásio Gilberto Viana pelo Gerente do Banco do Brasil Sr. Gilberto Viana na década de 50 e a chegada dos Padres Vocacionistas para dirigir e lecionar neste estabelecimento de ensino, as paradas cívicas ganharam maior relevo e importância. Além das  escolas, cavaleiros  participavam também do desfile. 

       Era impressionante o clima de emulação que reinava na cidade um mês antes da  data magna. Quando não eram os treinos dos estudantes na Ordem Unida com simulações do desfile, era a providência das fardas, dos Hinos, da fanfarra, dos cartazes das principais figuras da Pátria, etc. A cobrança dos padres pela postura das moças e rapazes (unhas, barbas, sapatos e sobretudo do uniforme dos  homens e das saias e meias das moças, etc) era severa e até computada na avaliação das notas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário