sábado, 21 de outubro de 2023

DAS ANTIGAS CADEIAS DO MUNICÍPIO E VILLA DO VERRUGA À ATUAL DELEGACIA DE ITAMBÉ







       Antes da Emancipação Política do Município de Itambé, a manutenção da ordem pública era feita pelos coronéis da região e por fazendeiros enérgicos e poderosos. Embora,  nem sempre esse  tipo de prática fosse correto juridicamente e até extrapolasse os seus justos limites, ele era necessário para a manutenção da ordem pública no lugar.

Mesmo emancipado e já possuindo justiça e polícia emanadas do Governo do Estado, a força e a influência desses coronéis continuavam a prevalecer nas decisões mais importantes do município.

A Cadeia Pública em Itambé funcionou, originariamente, na rua Ruy Barbosa, onde fica, hoje, a casa do Sr. Nem Rodrigues (in memoriam) número 9.  Posteriormente, foi transferida para a Rua Frei Luiz Di Grava,  onde se encontra o Educandário Cristo Rei. Até a essa data,  em virtude da construção ser de adobão, as fugas de presos eram freqüentes, 

 Daí se mudou para o  prédio em frente da Escola Dr. Aparício do Couto Moreira, antigo Colégio Estadual, e graças ao empenho do Juiz de Direito Dr. Rodrigo recebeu uma reforma provisória.  Mas a intenção do Poder Público era construir uma Delegacia moderna.

Atualmente, graças ao empenho do Sherife tradicional do município Sr. Paulo Brito Achy e o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança Pública da Bahia em Salvador, Itambé já tem uma das melhores Delegacias da Região Sudoeste num dos locais  mais importantes da cidade. 

 Situado na Avenida Dr. João Durval Carneiro, seu prédio é tão imponente por fora quanto confortável  e seguro por dentro. E até um Parque de Diversão para crianças possui ao lado. 

Construção per diametrum tão diferente das antigas cadeias do município feitas de "adobão",  quando os presos  eram mal tratados  e fugiam facilmente.

e


Nenhum comentário:

Postar um comentário