terça-feira, 31 de outubro de 2023

DOS AGUADEIROS E CHAFARIZES AOS LAMPIÕES DE GÁS EM ITAMBÉ

 

         Itambé só veio a ter luz elétrica a partir da década de 40, quando foi instalada na cidade um motor a diesel em 1950, desde que foi criada na cidade a Fábrica de Manteiga “A Garota”.

     Além da fabricação deste laticínio, esta indústria veio fornecer a energia elétrica para um número restrito de residências. Entretanto, ela só funcionava durante 5 horas por dia e era desligada às 22:00 horas com o aviso de uma buzina. Da mesma forma a água encanada.

        Antes disto, porém, as ruas da cidade eram iluminadas com lampiões a gás e as residências com querosene. A água era, também, até a esta data, fornecida pelos aguadeiros, homens ou meninos que vendiam a água de casa em casa em carotes de madeira presos em cangalhas e trazidos por jumentos ou burros dos rios Verruga e Pardo.

        Os chafarizes instalados em dois locais da cidade só vieram, também, depois dos primeiros prefeitos do município. A partir desta época, a água era buscada nesses chafarizes mais bem tratada e levada para as casas com mais facilidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário