terça-feira, 21 de novembro de 2023

O ENCONTRO LITERÁRIO EM ITAMBÉ

 


              Os primeiros encontros informais foram realizados em Itambé e aconteceram no Museu Pedra Afiada com a presença do Juiz de Direito Dr. Wander Cleuber, do Promotor Público Dr. José Junceira, do Prof. Carlos Leonor Ribeiro de Brito e do Sr. Paulo Fonseca.  Consistiram eles em comentários de obras lidas pelos participantes.

            Com a mudança dessas autoridades para outras comarcas e a desativação do Museu, estes encontros desapareceram do ambiente de Itambé. Foram, porém, restaurados depois  com a iniciativa do Prof. Carlos Leonor Ribeiro de Brito, Especialista em Teoria da Literatura e História da Literatura pela UESB. Propriamente, a partir daí foi realizado o Primeiro Encontro Literário na Escola Dr. Aparício do Couto Moreira em 11 de novembro de 2010. Para isto, trouxe ele da Universidade Estadual da Bahia - UESB o Professor de Latim e de Linguística, Lucas Campos como o principal conferencista do certame.

            Proferiu o Dr. Lucas a palestra sobre a Função Poética da Linguagem e foi projetado pelo Prof. Carlos Leonor uns slides sobre a Academia Brasileira de Letras. Além da Diretora da escola Professora Maruzana Gusmão, estiveram presentes a Professora de Literatura do CEGV Elisney Pimentel, a Sra. Maria Elza Gusmão e o cordelista Sr. Manuel do Queijo. Este poeta recitou na ocasião o Cordel da sua autoria sobre Itambé.









Nenhum comentário:

Postar um comentário