sexta-feira, 24 de novembro de 2023

OS COSTUREIROS E ALFAIATES ANTIGOS DE ITAMBÉ


 

Até o fim da década de 60, a alta costura em Itambé era feita por senhoras da elite de cidade ou pelo Sr. Elzo Ramos que se tornou célebre na região pelo estilo e beleza das suas roupas.

Dentre as grandes costureiras, Dona Arlete Flores Paim era, sem dúvida, a mais famosa. Descendente dos Flores e dos Ferraz, famílias tradicionais do município, Dona Arlete morava no belo sobrado onde funciona, atualmente, o Educandário Cristo Rei.

Os mais importantes alfaiates da cidade foram o Sr. Nicanor Portela e o Sr. José de Coisa. Suas alfaiatarias eram cheias de máquinas, aprendizes e de clientes.

O Juiz de Direito Dr. João Moura da Costa, o Promotor Dr. Herdival Tourinho, os Advogados Dr. Heitor, Dr. Lapa, Dr. Carlos Alberto, os médicos Dr. Altair, Dr. Bandeira, Dr. Alterives Maciel, Dr. Élio Bruni Mariotti sempre faziam os seus ternos com esses alfaiates. Grandes fazendeiros como o Sr. Sinhô Brito. Sr. Belizário Ferraz, o Prefeito Se. Osório Ferraz, Sr. João Alfredo Gusmão, Dr. Ariston Quadros, Sr. Sidney Almeida etc. sempre eram vistos em suas oficinas provando ternos, calças ou camisas.

Atualmente, em todo o município há várias costureiras. Ainda são elas que costuram para todas as classes sociais. As mais famosas são Dona Edna, esposa do Prof. Carlos Leonor Ribeiro de Brito e a Senhora Zana Gusmão de tradicional família de Itambé.






Nenhum comentário:

Postar um comentário