domingo, 26 de novembro de 2023

O VAQUEIRO FIGURA BELA E FORTE DE ITAMBÉ



 

           Do trabalhador rural,  o vaqueiro é, sem dúvida, a figura mais bela que mais se distinguiu no campo onde viceja a pecuária.

 Essa distinção se deve não tanto ao objeto de seu trabalho, ou seja tirar o leite, vacinar ou ordenhar a vaca, recolher o gado aos currais. Mas usar o cavalo como instrumento principal do seu trabalho. Sua ligação com esse animal fê-lo senhor e rei dos campos.

     Ora boiando, ora ferrando o gado, o vaqueiro como entende sua voz e suas treitas. Onde, porém, sua figura mais realça  essa nobreza  e fortaleza é na corrida para laçar o boi. Aí, ele demonstra, além da  habilidade e destreza, sua superioridade  sobre esse animal.

     Embora um tanto descaracterizado hoje em dia, o vaqueiro continua a dar o tônus às feiras livres e festas de Itambé com sua característica típica, alegre, austera e, sobretudo forte.

    Antigamente, nas festas cívicas do Aniversário da Cidade e nas  Festas do São João e São Sebastião,  o Padroeiro da cidade, era comum haver na cidade as cavalgadas, Vaquejadas e Jogos de Argolinha, como entretenimento para o povo da cidade e da região. Nesses dias, o Vaqueiro costumava se apresentar vestido tipicamente  na cidade. 

         "O Arauto" e o Atelier de Arte Princesa costumam valorizar em suas páginas e na sua arte as figuras típicas de Itambé, da Bahia  e do Brasil. Veja os bonecos do Vaqueiro e da Baiana quituteira de rostos vazados que despertou admiração e interesse  no público do mais recente São João e Aniversário da cidade   realizado na Praça San Filli em Itambé. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário