quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

A CULTURA DO CAFÉ EM ITAMBÉ

     Engana-se quem acha que somente o Sul do Brasil tenha se distinguindo no País com a cultura do Café, a  riqueza que lhe dá o primeiro lugar no Ranking Mundial, não! A Bahia, também, contribuiu, de certa forma, para isto. E até hoje,  ainda vem exercendo esta missão. O Município de Itambé, também, já participou desta cultura na sua agricultura.

       Com a grande geada no Sul do Brasil no início deste século  e o desfalque considerável do café  na exportação para outros países, o Governo da época achou uma sábia Política  em financiar a sua plantação na Região Sudoeste, especialmente, em Vitória da Conquista. Filha desta grande cidade baiana, era natural que Itambé desfrutasse, também, deste incentivo e começasse a exploração desta importante cultura na sua agricultura.

    Alguns fazendeiros do município na época,  foram os pioneiros em Itambé na exploração deste tipo de cultura nas suas fazendas só dedicadas exclusivamente à Pecuária. Mesmo, que não tenha florescido plenamente, mostrou para o seu povo e o Estado que o seu solo  pode fazer, até, hoje, do Café uma das suas grandes riquezas na Agricultura. Suas terras e o seu clima preenchem os pré-requisitos para o seu desenvolvimento e a sua expansão em nossos dias. Seu café é precioso e apreciado na região Sudoeste da Bahia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário