domingo, 10 de março de 2024

A CULTURA DO CACAU EM ITAMBÉ

    Quem já viajou pela BR-101 deve ter observado, como são bonitos os trechos da estrada  perto dos Municípios de Ilhéus e Itabuna! Árvores seculares e frondosas, até hoje, ainda, cobrem as estradas mesmo depois  que a praga da "podridão parda" extinguiu esta importante cultura do Sul da Bahia. 

       A bebida dos deuses  que dava a ela o primeiro lugar no ranking da produção no Brasil deixou, como dádiva da Providência, os resíduos desta cultura que, até hoje, teima em atualizar apesar de muitas fazendas terem sido transformadas em pastagens de gado.

          Itambé, desde que fora emancipado de Vitória da Conquista, sempre sentiu um desejo ardente de incrementar este tipo de cultura em suas terras. Trazida pelos catingueiros, esta cultura demonstrou ser viável e produzir excelentes amêndoas, até hoje, pelos seus pioneiros. É o caso, até hoje, da sua cultura em São José do Colônia outro distrito de Itambé.

             Mas, não chegou a desenvolver, plenamente, por causa da má influência da praga da "vassoura de bruxas" que deixou suas sequelas, até hoje, no município e a falta de incentivo do Poder Público.











Nenhum comentário:

Postar um comentário