domingo, 17 de março de 2024

A EDUCAÇÃO E A CULTURA EM ITAMBÉ NO PASSADO E NO PRESENTE



         São raros os municípios baianos que tiveram o privilégio de atrair Ordens Religiosas para se dedicar à educação como Itambé.  

           Reflexo disto foi o interesse de várias cidades e fazendas do Sudoeste da Bahia e até da Capital do Estado em mandar jovens para Itambé, afim de estudar num estabelecimento de ensino edificado por um dos grandes gerentes do Banco do Brasil da década de 5O Gilberto Viana.

         Este grande interesse não  foi, sem dúvida, para a educação laica, mas, sobretudo, para a formação humanística e cristã que trouxe a Ordem Religiosa fundada pelo Pe. Justino Maria Russolillo canonizado pelo Papa Francisco no dia 15 de maio de 2021 em Roma.

            Quem viveu em Itambé na época em que os Vocacionistas chegaram a cidade para ensinar neste importante Ginásio o Curso Fundamental, pode atestar, com firmeza o clima emocionante que viveu sua população, ainda rural e só  voltada para a Pecuária e um comércio incipiente das coisas miúdas da terra. A chegada de tantos sacerdotes e  professores inteligentes de fora foi o maior acontecimento da década de 5O.

      No rastro do Ginásio Gilberto Viana, outros estabelecimentos de ensino foram criados, posteriormente, mas, sem dúvida, a tocha luminosa e brilhante da educação e da cultura humanísticas quem trouxe, sem dúvida para Itambé,  foram os filhos de São Justino Russolillo. 

         Os padres Vocacionistas  Cyro, Polito, João Félix, Vicente Angiuoni, Vicente Russo, José Reis, Raimundo, Cláudio Ribeiro, Alessandro, Eudete, Wesdras, Mozart Andrade, Joselito Cruz, Zelito Oliveira, Ednilton Oliveira, Diego, Fernando, Antonio Miranda, Juracy   e a grande educadora itambéense  Irmã Walquíria Alves Amorim sempre estarão vivos na sua memória para testemunhar a formação cultural e cristã do seu povo.

          Daí em diante vieram  outras escolas grandes e pequenas, públicas e privadas, como o Polivalente, o ENOY e até um Colégio Militarizado, além de Universidades a Distância  que, até hoje, acenam para o seu povo  um ideal nobre, importante e brilhante para o jovem em todo o Município.



















                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário