sexta-feira, 20 de abril de 2012

DIA DE TIRADENTES: UMA DATA PARA PASSEIOS E DESCANÇO DO POVO DE ITAMBÉ

                    


              Geralmente  a maioria do povo de Itambé passa a sua vida em casa com a família e os filhos. Frequentemente viaja para Vitória da Conquista a fim de fazer compras, mas raramente vai a Salvador, a  São Paulo ou outra grande cidade passear. Esse luxo é destinado às pessoas de classe média, alta e principalmente aos professores que dão muito valor a essas viagens turísticas.
          Nos feriados, as pessoas geralmente vão passear em Ilheus, Olivença e Porto Seguro. Costumam alugar uma casa e curtir esses dias saudáveis com amigos, a família e os filhos tomando banho de mar, mudando seus hábitos de comida e bebida nessas belas praias do Sul da Bahia.
            Um número menor de pessoas prefere passar esses  dias na fazenda da família e de amigos, curtir a natureza e buscar a tranquilidade e o sossego que só a vida de roça pode oferecer. Nesses dias, passeiam de cavalo, banham-se no Rio Pardo, chupam frutas da estação e tomam o leite saboroso e nutritivo saído das tetas das vacas.
        A grande maioria prefere ficar em casa com a família dormindo e comendo à vontade, praticando algum esporte no Campo de Futebol Osório Ferraz ou nas peladas das praças, nos bairros Agenor Novais e ao lado da pista asfáltica perto da Rodoviária.
          Quando é dia santo, porém, a maioria prefere não viajar e ir à Missa ou algum evento de natureza religiosa. Na Semana Santa desse ano, um número maior de pessoas deixou a cidade em busca de descanço e passeio, o que assustou o Pároco, Pe. Juraci marden Mendes Pires, que fez um alerta sério para os católicos contra esse mau procedimento.
            Nesse ano o Dia de Tiradentes caiu no sábado e a vida do itambeense não irá mudar em nada. Certamente, ninguém vai viajar porque o feriado caiu num dia comum. Ficar em casa é o que irá acontecer.
           Devemos nos convencer que o passeio e a viagem turística são necessários na vida, desde que sejam compatíveis com os deveres e as condições financeiras de cada um. Afinal de contas "ninguém é de ferro e pernas pro ar", como diz o provérbio popular. Mas, procuremos lembrar, sobretudo,  que o melhor da vida é a casa da gente e estar em paz com Deus, como diz o nosso Pároco em Itambé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário